"a-maior-função-do-homem-no-mundo-é-transformar-se-em--literatura" - Reinaldo Santos Neves

sexta-feira, 8 de abril de 2022

“Vício de poesia: versos de suor e sangue” {RESENHA} #SêPoesia

 



“Só fui feliz quando não precisei ser a mulher da sua vida
Por que na verdade, sempre fui a mulher da minha.” - Pág. 43

A poesia de Mariana é bem posicionada: a favor da democracia, do amor, da equidade de raça e gênero. É um texto engajado, o que eu chamo de literatura em movimento.

“Faz seu corre
E lembra que amar seus iguais é também ser nobre
Pensando no asfalto
Tem uns que nele pisam
E outros que nele se aconchegam de lado” - Pág. 11

Uma mulher, feminista e empoderada nada não deita pra desigualdade nenhuma: e é assim que eu vejo o livro. É uma obra única que, unindo a vivência da poeta com a realidade que a cerca, cria um ambiente propício aos ácidos versos de ‘Vício’.

“Para cada Pau Brasil arrancado
Ensino o que foi Palmares a uma criança
Pro sangue do índio derramado
Pra cada negro espancado
Só me reforça que a luta diária
Tenho força de Dandara
Minha coragem jamais será colonizada!” - Pág. 54

Há no livro também algumas prosas curtas e poemas visuais que merecem destaque, o que torna escritora ainda mais complexa. Uma surpresa nesta leitura maravilhosa de uma poeta paulista que descreve muito bem um Brasil capitalista, patriarcal e genocida do século XXI.

“E sigo…
Pedindo a Deusa para não ser confundida
Feito a Claudia em uma esquina
E arrastado pela quadra vizinha
33 era a idade de Cristo
Quando pelos justos foi crucificado
2016 e 33 acharam justo terem estuprado!
Por isso eu faço cada dia valer a pena
Sou tipo bomba relógio
Em país que só pobre paga sentença.” - Pág. 12

A Thay Fracarolli, do @galeoteca , e eu resolvemos nos juntar para um desafio ao qual nomeamos #sêpoesia , onde falaremos sobre poetas nacionais maravilhosos e obras riquíssimas ao longo do ano.

Eu com ‘Vício’ de @soumarifelix e a Thay com ‘Labirinto Mínimo’ da @tatagibafernanda.

💙Não esqueça de dar um pulinho no post da Thay pra conferir a resenha do livro que ela leu. Vou dar um spoiler: eu AMO o Labirinto!

#SêPoesia #FernandaTatagiba #MarianaFelix #LiteraturaBrasileira #Literatura #Livros #Poesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário