"a-maior-função-do-homem-no-mundo-é-transformar-se-em--literatura" - Reinaldo Santos Neves

sábado, 21 de outubro de 2023

O que é o amor? [RESENHA]

 




Não, você não vai encontrar a resposta neste livro aqui!

Marciel Cordeiro busca despretensiosamente, através de seus contos, mostrar algumas das faces deste sentimento que muitos se perguntam mas poucos descobrem.

“Transamos durante toda a madrugada, como se o mundo fosse acabar pela manhã. Fizemos juras de amor, leituras de poemas e ouvimos um disco do Ed Motta. Por mim tudo bem, um dia o amor acaba e precisamos seguir.” - Pág. 21

Seja um sexo gostoso, uma viagem ou apenas na contemplação de uma cena cotidiana, o amor está lá. Na nossa busca, na espera, no silêncio de uma noite estrelada.

“[…]ali era um ótimo lugar para o esquecimento. Ruas quase desertas, pessoas que caminhavam lentamente, cachorros na praça. Nada ali tinha pressa.” - Pág. 41

No final das contas é um livro para refletir sobre as humanidades, em toda sua completude ou sequidão, nas palavras do próprio autor: “a vida é apenas um ensaio para a morte.“ (Pág. 34)

É um livro curto, com textos rápidos e deliciosos, uma obra cheia de referências históricas, musicais e com reflexões sociais importantíssimas.

É também uma viagem entre Bahia de Jorge Amado e o Espírito Santo de Rubem Braga, com alguns contos ambientados no estado vizinho.

“Sabe, por mais que queiramos ser durões, não estamos imunes aos efeitos colaterais do amor.” - Pág. 84

‘Essa coisa louca chamada amor’ é um livro que vale a pena ser lido, ele desbloqueou minha ressaca literária, me fez rir, refletir e viajar

Dê uma chance e depois me conte o que achou da leitura,

Até breve!

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

1º CONCURSO LITERÁRIO DO COLETIVO DIVERSIDADE LITERÁRIA homenageia a escritora “ANDRESSA PINNA”

 


Andressa Pinna, escritora capixaba que iniciou sua paixão pela arte ainda na infância, quando já vendia poesias na escola, tendo inclusive escrito um livro à mão. Formou-se em serviço social e além de escrever lindos poemas, também escreveu para o público infantil, com quem amava trabalhar! Era uma talentosa Contadora de histórias. Além disso, cantava divinamente e fazia as composições das próprias letras musicais. Andressa ou como ficou conhecida "a menina da janela" encontrava refúgio na arte e incentivava o acesso a arte à toda humanidade, tendo em vista seus inúmeros benefícios. Andressa Pinna nos deixou esse ano e a Literatura e a Arte perdeu um grande talento! 


REGULAMENTO 1. 

Da Realização 1.1 

O coletivo “Diversidade Literária” , torna público o presente regulamento que estabelece as diretrizes para o seu 1º CONCURSO LITERÁRIO “ANDRESSA PINNA”. Este concurso tem como objetivos: estimular, reconhecer e valorizar talentos literários, promovendo a valorização da DIVERSIDADE LITERÁRIA no ES; fomentar literatura; ampliar o acesso da população ao livro e a leitura. ao mesmo tempo em que amplia a divulgação do coletivo e suas contribuições literárias/culturais para a sociedade capixaba. 

2. PARTICIPAÇÃO 

Estão convidados a participar do concurso, de forma gratuita, escritores a partir de 18 anos de idade e residentes no Espírito Santo. 

3. CATEGORIAS 3.1 

Crônicas, Contos e Poemas 

4. INSCRIÇÕES 4.1 

Os interessados devem enviar um único texto inédito ou não, de autoria própria, escrito em língua portuguesa, com extensão máxima de duas laudas (páginas) para o email do Coletivo “Diversidade Literária” coletivodiversidades@hotmail.com .Tema livre. 

4.2 

Não serão aceitos textos que ultrapassem duas laudas (páginas). 

4.3 

O texto deve ser digitado em Word, folha A4, em fonte New Times Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. O título da obra deverá constar da parte superior da página em negrito. Cabe a cada autor fazer a revisão gramatical do texto para fins de publicação. 

4.4 

Cada Escritor é responsável por seu texto, ou seja, a legalidade do texto literário é de total responsabilidade do autor. 

4.5 

Não serão aceitos textos que contenham conteúdo pejorativo, discriminatório ou que incitem ódio e preconceito, nem palavrões de baixo calão ou eróticos; 

4.6 

As inscrições estarão abertas até às 23h59min (horário de Brasília) do DIA 30 DE OUTUBRO DE 2023, por meio do envio do texto para o e-mail coletivodiversidades@hotmail.com Observação: Além do texto enviar uma foto meio corpo, escrever o nome completo e o nome artístico, contato telefônico e uma minibiografia (até 15 linhas).

5. COMISSÃO JULGADORA 

5.1 

Os textos serão avaliados por Escritores do Coletivo Diversidade Literária, especialistas em Literatura e em Língua Portuguesa. 

6. RESULTADOS 

6.1 

Os resultados do concurso (lista dos autores selecionados) serão anunciados pelas redes sociais do Coletivo Diversidade Literária: Email: coletivodiversidades@hotmail.com Instagram: @coletivodiversidadees Canal no YouTube: @diversidadeliteraria8625 

6.2 

Os textos serão publicados numa Antologia e haverá uma cerimônia de lançamento cuja data e horário serão oportunamente divulgados nas redes sociais do Coletivo Diversidade Literária. 

7. PREMIAÇÃO 

7.1 

Troféu e Certificados, para os 1º lugares de cada categoria, Placa e certificados para os 2º lugares de cada categoria e Medalhas e certificados para os 3º lugares de cada categoria. Haverá Menções Honrosas para os textos classificados da 4ª a 10ª colocação de cada categoria. 

7.2 

A revelação dos premiados e premiação será feita no lançamento da Antologia 

8. DISPOSIÇÕES FINAIS 

8.1 

Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone (27)999250985, Advanir Rosa, proponente do coletivo diversidade literária. Ao realizar a inscrição, os participantes expressam sua plena concordância com as disposições deste regulamento, autorizando a divulgação e publicação de seus nomes e trabalhos inscritos, por tempo indeterminado, sem qualquer ônus para os organizadores deste concurso.