"a-maior-função-do-homem-no-mundo-é-transformar-se-em--literatura" - Reinaldo Santos Neves

segunda-feira, 28 de março de 2022

‘Uma cronista de ‘santo’ forte, Trecho de trilhas por Henrique Pariz (RESENHA)

Trechos de Trilhas de Rita Uliana (Editora Cousa)



Além de uma cronista incrível, Rita tem outro dom: o de parecer ter nascida de mãos dadas com a sorte. Nas mais diversas histórias, um tanto quanto cômicas e biográficas, a autora traça seu perfil viajante.

“Cada grupo cantaria uma canção representando uma herança musical negra e no nosso caso era o nosso congo, como símbolo maior daquela no ES.” - (Pág 11)

Sempre organizada ela se depara com diversas situações dignas de filme. Diga-se de passagem com uma bela trilha sonora, já que, na maioria de suas crônicas está em contato com a música.

Do interior do ES à Europa, o livro conta a saga de uma capixaba de Vila Velha, seus causos e amores e, é claro, muitas risadas entre uma estrada e outra. Quase sempre ao som de suas piadas ou do pai ou ainda as pérolas da vó.

“Nada como ter a liberdade de ir e vir em sua essência.” - (Pág 43)

O que mais me encantou em suas crônicas foram as informações histórico-culturais de determinados lugares. A autora nos guia à viagens deliciosas de Vitória à Londres do século passado. É realmente encantador.

Reforça também, principalmente de suas passagens pelo interior, a importância dos valores do que é de nossa terra. Do que nos faz olhar para trás e nos orgulhar da base de nossa construção como adultos. Me vi em algumas cenas do livro.

“Aliás, conhecer Olinda foi também interessante porque foi o encontro da história com o mar, como um pouco do que acontece aqui, na Prainha de Vila Velha, de onde também se avista o Convento da Penha e, assim, ambos os lugares se remetem ao nosso controverso processo civilizatório.” - (Pág 104)

É quase um ‘toque na terra’, com cheiro e tudo, literalmente. Uma trilha com pedrinhas que me remetem à raiz. São crônicas para uma boa caminhada: na praia, no parque. De avião, de carro, de trem.
É um livro para quem gosta de viajar mesmo. Ainda mais nesse tempo de quarentena. E pra quem curte ler sobre viagens. Como Suely diz na orelha: ‘ai, que vontade de viajar!’




Título: Trechos de trilhas
Autor: Rita Uliana
Editora: Cousa
Páginas: 117
Gênero: Crônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário