"a-maior-função-do-homem-no-mundo-é-transformar-se-em--literatura" - Reinaldo Santos Neves

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Caliandras na Boca de Lobo (Resenha) #SêPoesia



“Caliandra é aquela florzinha que aparece em toda esquina, viela, quintal de casa, beco ou praça de grandes e pequenas cidades goyanas. Planta incandescente, vermelho grená, que ataca de cara os olhos de quem a vê. Mesmo que não seja de seu gosto, ou que talvez lhe desperte o amor por tua forma estética, é fato que esta filha do cerrado não consegue lhe ser indiferente. Tem um nome invocado, um daqueles que, quando falado não lhe vem de cara sua imagem (acústica?) na mente, soa como aquele conhecido que sempre é reconhecido mas o nome, por algum motivo, você nunca soube…” - trecho do prefácio

Caliandras é mais que uma declaração de amor, é uma revolta em versos de um corpo em movimento.

Francielle politiza o ser poético em um Zine que rasga as feridas podres do sistema machista, capitalista e racista. São palavras que chegam sem bater e caem com os dois pés na porta: é poesia-provocadora.

Caliandras é um animal ferido: não se aproxime cheio de si, pois aqui há muito de fera, de mato, de inumano. É terra de bruxa; sangue em dentes de lobo. Caliandras é urro, mas, no fim de cada poema “tudo acaba em silêncio…” (Pág. 36)

A Thay Fracarolli, do @galeoteca, e eu resolvemos nos juntar para um desafio ao qual nomeamos #sêpoesia , onde falaremos sobre poetas nacionais maravilhosos e obras riquíssimas ao longo do ano.

Eu com ‘Caliandras na Boca de Lobo’ de @poesiasolta.ft e a Thay com ‘Nossos corações brincam de telefone sem fio’ do @_matheuspeleteiro .

#SêPoesia #MatheusPeleteiro #FrancielleThaiane #LiteraturaBrasileira #Literatura #Livros #Poesia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário