"a-maior-função-do-homem-no-mundo-é-transformar-se-em--literatura" - Reinaldo Santos Neves

sábado, 27 de agosto de 2022

Guananira (RESENHA)

 

Guananira (Editora Maré/A lápis, 2019)



Bernadette declama Vitória como os poetas do século XIX, quase sempre com olhar contemplativo, mas sua visão moderna não deixa escapar os descasos pela sua ilha.

“O Centro de Vitória é como uma caixinha de nossas memórias, é como labirinto em que se cruzam os vivos e os mortos. Pena é que, todos eles, os mortos e os vivos, diariamente tropeçam naquelas maltratadas calçadas que, por descuido ou omissão daqueles a quem caberia cuidá-las, abre em lascas, fendas e feridas ao longo das ancestrais ruas do Centro.” - Pág. 22

‘Guananira’ é um livro de crônicas leve e memorialístico, com textos que beiram a prosa poética, um livro gostoso e de leitura muito fluida.

“Uma nostalgia que ultimamente vem me atacando… Costuma dar em escritores e em camaleões. É coisa de insignificâncias, portanto. Mas, graças a isso é que se sabe: para quem pisa com amor sobre o solo bendito desta Vitória/Guananira nada está perdido. Não estão perdidos nem o sentimento, nem o afeto, nem mesmo a formosura das pedras.” - Pág. 26

São textos curtos, um passeio pelo emaranhado de ruas, vielas, calçadas, praias e montanhas: Guananira é essencialmente banhada pelas crônicas de Bernadette. Uma verdadeira cartografia poética da ilha de Vitória.

“Porém, a verdade é que eu sou uma capixaba alucinada de amor… qualquer coisa do Espírito Santo me toque… para que todo o meu ser se reparta e… eu me lembre que estou permanentemente em exílio.” - Pág. 99

Se você quer conhecer um tiquinho do coração do Espírito Santo, pelos olhos de uma das grandes autoras daqui, este livro é uma boa pedida, um ótimo começo.

Bernadette é quase uma guia turística que nos leva pelas veias de Vitória.



Aproveite a viagem,



Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário