"a-maior-função-do-homem-no-mundo-é-transformar-se-em--literatura" - Reinaldo Santos Neves

sábado, 30 de abril de 2022

Protesto (RESENHA) #SêPoesia

 



“Tantos sonhos de asas quebradas pelos cantos[...]” - Pág. 27


Não espere menos que ‘protesto’ deste livro do paulista Carlos de Assumpção.

Aqui dentro destes versos - o que eu chamo de literatura de movimento - o poeta desagrilhoa a liberdade, escancara as revoltas de todo um povo.

Uma leitura fluida, mas nada leve, pelo contrário; muito pesada, mas necessária. Um livro cheio de reflexões importantes.

“Senhores
Eu fui enviado ao mundo
Para protestar
Mentiras ouropéis nada
Nada me fará calar” - Pág. 40


Mas nem só de protesto se vive o poeta que traz também poemas sobre empoderamento, ancestralidade e representatividade. Carlos é sem dúvidas, pra mim, um dos maiores representantes da literatura contemporânea. Um grande exemplo aos que trabalham com as palavras em 2022 no Brasil.

“Há muitas histórias
Sobre os meus avós
Que a história não faz
Questão de contar” - Pág. 52

Protesto é um livro ritmado que canta seus versos de luta, de amor, de história. Afinal são mais de 500 anos de batalha. Carlos expressa também suas crenças, seus deuses e só seus - não os ‘mascarados’ - e seus heróis.

“Eu trago quilombos e vozes bravias dentro de mim[...]” - Pág. 91

No livro é onde cresce a liberdade, em poemas fortes e bem regados, florescendo na mente do leitor a possibilidade e o querer unificar-se.

Cultura popular e linguagem oral estão muito presentes no livro: eles também são marcas históricas que o autor destaca em seus textos, são palavras que saem de suas veias e que ele fez questão de nos mostrar.

“De repente precisaram de braços que construíssem esse país[...]” - Pág. 71

Mas no fim o lembrete que fica ao ler o livro é:


“sou irmão de todo mundo
todo mundo é meu irmão
mas o racista não
o racista não é
meu irmão” - Pág 123




A Thay Fracarolli, do @galeoteca, e eu resolvemos nos juntar para um desafio ao qual nomeamos #sêpoesia , onde falaremos sobre poetas nacionais maravilhosos e obras riquíssimas ao longo do ano.


Eu com ‘Protesto’ de Carlos de Assumpção e a Thay com ‘Dissonâncias’ do @rochadavidr .


#SêPoesia #DavidRocha #CarlosDeAssumpcao #LiteraturaBrasileira #Literatura #Livros #Poesia


Nenhum comentário:

Postar um comentário