Cerca de 60 autoras participaram do momento clicado neste domingo (12), que teve como inspiração o movimento realizado em São Paulo, no estádio do Pacaembu.
Como no evento paulistano - realizado no Estádio do Pacaembu -, o encontro aconteceu neste domingo (12). Por aqui, cerca de 60 mulheres, entre escritoras e pessoas atuantes na classe artística, se reuniram às 15h, na Escadaria Maria Ortiz, Centro da Capital.
O click para a posteridade foi feito pela fotógrafa Luara Monteiro. "Participaram pessoas de todas as idades e de várias vertentes literárias, como poesia, romance e do gênero infantil e infanto-juvenil. Também estiveram presentes representantes do grupo Elas Tramam (focado na produção dramatúrgica de mulheres lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e pessoas 'transfeminines', não-binárias compreendidas no espectro da feminilidade) e do movimento de mulheres negras ligadas ao teatro", enumera Taiga Scarmussa (Organizadora do evento e representante do grupo Leia Mulheres Vix).
O manifesto teve o mesmo objetivo que o evento paulistano: destacar a força da produção literária feminina do país. "A ideia é mostrar que tem muitas mulheres produzindo, como também chamar a atenção para o fato de a Literatura Brasileira ainda possuir um perfil heteronormativo, pois é dominada por homens, brancos e heterossexuais", enfatiza a organizadora.
Além da foto em São Paulo e Vitória, iniciativas semelhantes aconteceram em mais de 20 cidades de todo o país, além de versões em Lisboa (Portugal) e Londres (Inglaterra).
O projeto foi inspirado em "Um Grande Dia no Harlem", de Art Kane, na qual 57 grandes jazzistas de 1958 se amontoam numa rua do bairro nova-iorquino, apossando-se até das escadas de uma casa para tirar uma foto. A ideia, claro, era ressaltar a força dos artistas negros, na tentativa, entre outras lutas, de diminuir o racismo na sociedade norte-americana.
Leiamos mais mulheres!
Fonte: https://www.agazeta.com.br/hz/cultura/escritoras-capixabas-posam-em-fotografia-historica-na-escadaria-maria-ortiz-0622
Nenhum comentário:
Postar um comentário