"a-maior-função-do-homem-no-mundo-é-transformar-se-em--literatura" - Reinaldo Santos Neves

sábado, 25 de março de 2023

O olho de Lilith [RESENHA] #SêPoesia

 

Editora Jandaíra (2019)



“Sinto nos meus dedos o prazer de estar comigo” - Pág. 23



Houve um tempo em que as mulheres não podiam realizar seus desejos. Neste tempo, não tão longínquo assim elas também não podiam votar, nem trabalhar, elas sequer podiam amar como queriam.



“Serei sua
Sem deixar de ser minha” - Pág. 43



‘O olho de Lilith’ é uma antologia organizada por Mika Andrade, através do selo FERINA (da Jandaíra) por sua vez tendo a curadoria de Jarid Arraes, que une onze poetas cearenses para falar de amor, desejo, sentimentos: tudo o que elas não podiam falar elas escracham neste livro abusado.



“erótica é a forma
como o vento assanha
teus cabelos
na praia” - Pág. 77



‘O olho de Lilith’ incomoda, é uma obra que nasce com a intenção de dar voz à essas mulheres, que ao versarem sobre determinados temas acabam movendo uma engrenagem num sistema machista-patriarcal a muito enferrujada: a liberdade.




“abre as pernas e toca:
xota molhada: xoxota
incessante movediça
os dedos banhando os rios
a erudição se rende aos gemidos liquefeita
rompe o silêncio do mundo.” - Pág. 121



“Este livro não é só mais um livro; ele ultrapassa esse conceito de objeto. Ele se torna um manifesto poético sobre nossos corpos e, “enquanto conquisto cada espaço de carne miúda em mim”, amplio meus sonhos para que cada vez caiba mais mulheres dentro.” – trecho da Apresentação por Mika Andrade. (Pág. 08)




📚💙 Eu e a Thay do @galeoteca nos juntamos para continuar a falar sobre poetas massa e suas obras riquíssimas ao longo de 2023. Eu li ‘O olho de Lilith’ - antologia organizada por Mika Andrade e Thay resenhou ‘Elegia do corona’ de Carlos Fonseca




Bora Sê Poesia com a gente?!




A #SêPoesia é para mostrar poetas do Brasil, você tem alguma indicação? Diz aí.




Gostou de conhecer a antologia? Já conhecia? Me conta também.




✨ Depois daqui vai no IG da @galeoteca e confira o poeta indicado: você vai adorar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário